Para começar o blog achei importante começar com técnicas de como montar um aquário de água doce.
As vantagens de ter um aquário de água doce (em relação a um de água salgada) são:
- O aquário pode ser de qualquer tamanho (atenção para não sobrepopular o aquário, se quiserem ter muitos peixes é melhor investir num aquário maior);
- Pode-se utilizar água da torneira;
- Fácil manutenção e atinge o equilíbrio rapidamente;
- Muitas espécies de peixes reproduzem-se rapidamente;
- As plantas decorativas são baratas (dependendo das plantas claro);
- As doenças são conhecidas e os seus tratamentos também;
- O custo de montagem e manutenção é mais baixo.
A montagem do aquário começa com a planificação, temos que estar conscientes se temos condições para ter as espécies que queremos, se temos tempo para lhes dar os cuidados que precisam e do investimento inicial que é necessário.
O melhor a fazer é visitar uma loja e decidir que tipo de peixes querem ter (os mais faceis de manter são os guppys, betas, neons ou os típicos peixinhos vermelhos) e a partir daí ver quais os requisitos das espécies e quais os custos dos materiais. Cuidado também com as misturas de espécies, há certas espécies que não podem estar juntas e isso é também um factor a ter em conta.
Em casa o aquário deve estar num sitio plano e resistente, pois mesmo os aquários mais pequenos pesam dezenas de quilos depois de cheios, e devem estar longe da luz solar para não criar algas indesejáveis (um aquário também fica sempre mais bonito a dar vida e cor a um canto escuro).
O passo seguinte é começar com as compras... é preciso o aquário (como é óbvio) e filtro adequado ao tamanho do aquário, se for necessário um termostato e termómetro e a iluminação. Cuidado com as promoções de aquários dos hipermercados pois às vezes é complicado arranjar depois mais tarde peças para os filtros caso seja preciso substituir, vejam primeiro se existem à venda outras coisas da marca. É necessário também um substrato (areão ou areia) para espalhar no fundo (este deve ser suficiente para enterrar umas plantinhas). Este é o equipamento básico há depois muitos extras que podem ser adquiridos que melhoram a qualidade do aquário mas não são obrigatórios.
Após ter tudo o que é necessário, começar a montagem. Começa-se por colocar o aquário sobre o sítio plano e resistente, depois instala-se o filtro, o termostato e termómetro (se for necessário) e espalha-se o substrato sobre o fundo.
Podem finalmente começar a por a água. Para não desorganizar o areão aconselho-vos a por um prato no fundo do aquário e a despejar a água por cima deste. Encham o aquário até metade e podem começar a colocar os materiais decorativos, pedras não calcárias, cortiça e troncos, dispostos de acordo com o gosto de cada um. Tenham cuidado para não utilizar materiais que possam pôr em risco a vida dos peixes, pela sua toxicidade. Todos os materiais devem ser previamente lavados em água corrente ou fervidos . Podem por também plantas vivas tenho em atenção que algumas plantas precisam de muita luz, informem-se na loja se as plantas que querem são adequadas à vossa iluminação. Quando acabaram podem acabar de encher o aquário.
Há bactérias que são essenciais para a vida dos peixes. Para a sua formação, é necessário que a água mature, ou seja, descanse por cerca de 5 dias, com o filtro e a luz instalados. Existem alguns produtos, que se podem encontrar à venda em qualquer loja que venda peixes que contêm bactérias que se formam em 24 horas. Aconselha-se também um anticloro que se mistura com a água, uma vez que a água da torneira tem cloro que pode ser prejudicial a certos peixes mais sensíveis. A temperatura também deverá ser regulada de acordo com os peixes que virão (normalmente é ente os 25ºC e os 28ºC).
Após o tempo de maturação podem começar a por os peixes no aquário.
Atenção, Se as mudanças bruscas de temperatura e ambiente, são más mesmo para nós, imaginem o que fará aos peixes!
Ao introduzirem os peixes no aquário façam-no da seguinte maneira:
- deixa-se o saco flutuar, cerca de 10 minutos.
- Abre-se o saco e põe-se um pouco de água do vosso aquário la para dentro. Repetir o processo cerca de duas vezes de 5 em 5 min.
- Após esse tempo por os peixes em liberdade com a ajuda de uma rede.
Não deitem a água que vem no saco no vosso aquário pois pode vir com sujidades ou mesmo doenças. Deitem essa água fora....
Agora que já têm o vosso aquário pronto divirtam-se.
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão não hesitem em deixar um comentário...
Se houver algum assunto que queiram ver aqui deixem também um comentário...
domingo, 2 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Obrigadissimo!
A informação disposta ajudou bastante a esclarecer algumas dúvidas que tinha.
Obrigado!
~Hugo
Obrigada.
Post muito interessante.
Também eu escalreci algumas das minhas dúvidas.
Enviar um comentário